Estudo dos Fatores para Avaliação de Projetos na Gestão de Portfólio em uma Empresa de Bens de Consumo

Dorizon Alberto Navarro

Resumo


Com o crescente desenvolvimento da tecnologia dentro de ambientes produtivos, percebe-se que os processos de automação industrial estão se tornando pontos fortes de discussões de investimento perante os executivos e tomadores de decisão nas indústrias de uma forma geral. Cada vez mais os projetos de automação estão em evidencia nos portfólios de projetos da indústria.Este trabalho buscou avaliar o modelo de tomada de decisão de projetos de automação industrial e acompanhar a escolha da tecnologia empregada no projeto escolhido por uma indústria de bens de consumo alimentício e cuidados com a saúde. A decisão foi baseada em quatro fatores, fatores financeiros, fatores estratégicos, fatores tecnológicos e fatores humanos. Os fatores foram atendidos, no entanto foi possível perceber que o fator financeiro e o tecnológico foram os mais evidentes, onde a tecnologia com o menor custo foi escolhida, mesmo não sendo a com maior pontuação no scorecard.

DOI:10.5585/gep.v3i3.140


Palavras-chave


Gestão de Projetos; Gestão de Portfólio; Automação Industrial; Sistemas de Controle.

Texto completo:

PDF

Referências


Acher, N. P.; Ghasemzadh, F.An integrated framework for project portfolio election. International Journal of Project Management, v. 17, n. 4, p. 207-216, 1999.

APM.APM Book of Knowledge Definitions.2006.

Cooper, R. G., Managing Technology Development Projects. IEEE Engineering Management Review. Vol 35, No 1, 2007.

Carvalho, M.M., Rabechini Jr, R. Fundamentos em gestão de projetos. Construindo competências para gerenciar projetos. 3 ed. São Paulo: Atlas 2010.

Carvalho, M.M., Castro, H.G.; Gerenciamento do Portfolio de Projetos:um estudo exploratório. Gest.Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 1-15, 2010.

De Reyck, B. et al. The impact of project portfoliomanagement on information technology projects.InternationalJournalof Project Management, v.23, n. 7, p. 524-537, 2005.

Dinsmore, P.C., Cavalieri, A.; Como se Tornar um Profissional em Gerenciamento de Projetos. EditoraQualitymark, SP, 2003.

Dinsmore, P. C.; Cabanis-Brewin, J.The AMA Handbook of Project Management.2nd Edition. ed. [S.l.]: AMACOM.

Kerzner, H. Project management: A systems approach to planning, scheduling and

controlling.Tenth Edition.ed. New York: John Wiley and Sons, 2009.

Martins, G.A., Theóphilo, C.R., Metodologia da Investigação Científica para Ciencias Sociais Aplicadas. São Paulo: Atlas, 2009.

PMI - Project Management Institute.A guide to the project management body of knowledge- PMBOK GUIDE, 2008.,

RabechiniI, Jr. R.; Maximiano, A. C. A.; Martins, A. V. A adoção de gerenciamento do portfólio como uma alternativa gerencial: caso de uma empresa prestadora de serviços de interconexão eletrônica. Revista Produção, v. 15, n. 3, p. 416-433, set./dez. 2005.

Shenhar, A.J., Dvir, D., Reinventando o gerenciamento de projetos. São Paulo: MBrooks, 2007.

Galdino, F. A, Chagas Jr, M. F., Projeto como uma organização temporária: uma associação com a teoria administrativa de ChesterBarnard. XII SEMEAD. 2010

Terra, J.C.C.; Rijnbach, C. V.; BAarroso, A.Gestão de Portfólio – o desafio do alinhamento estratégico. Biblioteca Terra Forum 2007.Acessadoem 09/06/2012.

Turner, J. What are projects and project management.Henley Working Paper 9002,




DOI: http://dx.doi.org/10.5585/10.5585

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista de Gestão e Projetos e-ISSN: 2236-0972
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional