Gerenciamento de Projetos em Pesquisa e Desenvolvimento
Resumo
Este trabalho tem por objetivo estudar o gerenciamento de projetos na área de Pesquisa e Desenvolvimento, em um cenário onde os avanços da tecnologia têm influenciado nas mais diversas áreas do conhecimento humano e passaram a exigir abordagens diferenciadas na forma de planejar, executar e controlar os projetos, para assegurar os resultados almejados pelas organizações. Avaliar as formas de conhecimento aplicadas ao gerenciamento de projetos e as interações de suas disciplinas apresenta-se como uma condição oportuna para compreensão e melhoria do processo de gerenciamento de projetos. Considerando que a interdisciplinaridade destaca-se na crítica e na busca de respostas aos limites do conhecimento e que rompe com o paradigma disciplinar de produção do conhecimento particionado, a análise da forma de conhecimento do gerenciamento de projetos pode contribuir para desvelar oportunidades e engendrar melhorias neste processo. Verifica-se que o gerenciamento de projeto tem evoluído continuamente e congrega diversas disciplinas do conhecimento nos modelos praticados. Atualmente, um dos modelos mais consagrados de gerenciamento de projetos é o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), publicado pelo Project Management Institute (PMI), que é utilizado em mais de 185 países. Vale ressaltar, que a simples comunicação entre as disciplinas do gerenciamento de projetos não significa que estejamos aplicando necessariamente uma abordagem interdisciplinar. Analisar o gerenciamento de projetos na ótica da interdisciplinaridade pode contribuir para o aperfeiçoamento dos modelos de gerenciamento de projetos e consequentemente para a geração de melhores resultados para as organizações.
DOI:10.5585/gep.v3i3.82
Palavras-chave
Referências
Albrecht, K. (2004). Um Modelo de Inteligência Organizacional. HSM Management, 44(Maio-Junho), 170–174.
Borg, I., &Groenen, P. J. . (2005). Modern multidimensional scaling: theoryandapplications. Springer series in statistics. New York: Springer.
Campos, V. F. (2004). Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Belo Horizonte, MG: INDG Tecnologia e Serviços.
Davenport, T. H., &Prusak, L. (1998). Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus.
Harvard Business Review. (2001). Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus.
Kerzner, H. (2006). Gestão de projetos as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman.
Lima, M. C. (2004). Monografia: A Engenharia da Produção Acadêmica. São Paulo: Saraiva.
Mcdaniel, C., &Gats, R. (2003). Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pioneira.
Memon, N., &Daniels, T. (2007). Specialissueonsecureknowledge management. Information Systems Frontiers, 9(5), 449–450. doi:10.1007/s10796-007-9058-z
Nonaka, I. (2001). “A Empresa Criadora de Conhecimento”. In: Harvard Business Review. Gestão do conhecimento (pp. 27–49). Rio de Janeiro: Campus.
Nonaka, I., &Takeuchi, H. (1997). Criação de conhecimento na empresa : como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier.
Project Management Institute. (2008). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projectos (Guia PMBOK®). Newtown Square, Pa.: Project Management Institute.
Santos, G. S. (2011). Gestão de Projetos em P&D: Contribuição das Melhores Práticas do Mercado. Gestão de Projetos em P&D. Retrieved May 20, 2011, from http://gestaosistemasdeinformacao.blogspot.com.br/2011/05/gestao-de-projetos-em-p-contribuicao.html
Apontamentos
- Não há apontamentos.


Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Revista de Gestão e Projetos e-ISSN: 2236-0972
LOGOTIPOS (Indexadores e Diretórios):





















